Neste momento, vamos explorar maneiras de aprimorar a comunicação com os usuários surdos no contexto de atendimento em saúde. Vamos começar explorando diálogos em Libras que fazem a diferença na vida dos usuários de saúde e na sua prática profissional.
Por meio desses diálogos comuns, você estará melhor preparado para um atendimento individual em saúde, de modo que os usuários de saúde surdos tenham uma compreensão mais clara de seus problemas e necessidades de saúde.
Alguns estudos falam sobre como as palavras podem ser colocadas de jeitos diferentes em Libras. Estas dizem que, embora você possa organizar as palavras de várias maneiras, na maioria das vezes, é comum usar a ordem sujeito-verbo-objeto, como em “Quem é o médico”.
No entanto, a maneira mais comum de organizar as palavras em Libras é começar o assunto e depois falar sobre ele. Por exemplo, em “MÉDICO QUEM-É?>” falamos primeiro sobre o médico e depois fazemos a pergunta. E em “REMÉDIO VOCÊ USAR?>” primeiro falamos sobre o remédio e depois perguntamos se você está usando.
A gramática da Libras: Uso das Expressões NÃO-MANUAIS – (ENM)
Na Libras, assim como em muitas outras línguas, a ordem das palavras pode afetar o significado e a gramaticalidade das sentenças. Vamos explorar as informações:
Ordem básica das palavras na Libras, SVO, ou seja, Sujeito-Verbo-Objeto. Isso significa que a estrutura da sentença começa com o sujeito, seguida pelo verbo e, por fim, pelo objeto.
Derivação das ordens OSV e SOV, as ordens OSV (Objeto-Sujeito-Verbo) e SOV (Sujeito-Objeto-Verbo) derivam do padrão SVO na Libras. Isso significa que, embora o SVO seja a ordem mais comum, em certos contextos ou para enfatizar elementos específicos, as ordens OSV e SOV podem ser usadas.
Ao observar a estrutura das palavras e frases, demonstramos que algumas marcações são usadas para diferentes tipos de construções, como frases que falam sobre um assunto específico, frases negativas, perguntas, coisas que afirmamos e até situações condicionais ou comparativas.
As frases fazem parte da sintaxe, que é a parte da gramática que se concentra na estrutura das sentenças e na maneira como as palavras são organizadas para formar uma comunicação coerente. Existem diferentes tipos de frases que desempenham funções distintas na comunicação. Na tabela estão ilustradas alguns dos tipos mais comuns de expressões de frases em Libras:
Negação
Afirmação
Exclamação
Interrogação
Para entender a diferenciação entre a estrutura da Libras e a Língua portuguesa vamos utilizar as glosas. As glosas são transcrições da língua visual que usamos para mostrar o significado das palavras em língua orais. Estas ajudam a entender o que cada sinal em Libras quer dizer, conforme ilustrado no registro do vídeo “Frases em Libras” a seguir:
Frase sobre anestesia
VÍDEO
FRASE EM PORTUGUÊS
GLOSA EM LIBRAS
A gestante recebeu anestesia antes de ter o parto normal.
PARTO NORMAL ANTES GESTANTE ANESTESIA EVITAR DOR.
Frase sobre glicose
VÍDEO
FRASE EM PORTUGUÊS
GLOSA EM LIBRAS
Para realizar o exame de glicose é necessário estar em jejum de 12 horas.
PESQUISA AÇÚCAR SANGUE ANTES COMER NADA 12 HORAS JEJUM, IR EXAME SANGUE.
Frase sobre faringe
VÍDEO
FRASE EM PORTUGUÊS
GLOSA EM LIBRAS
A faringite causa dificuldade no processo de deglutição.
COMER FARINGITE DOR.
Frase sobre edema
VÍDEO
FRASE EM PORTUGUÊS
GLOSA EM LIBRAS
A drenagem linfática colabora na redução do edema nos pés.
PÉ EDEMA PRECISA MASSAGEM, SUMIR.
Frase sobre doula
VÍDEO
FRASE EM PORTUGUÊS
GLOSA EM LIBRAS
A doula é uma profissional que promove apoio emocional durante o trabalho de parto.